sexta-feira, 30 de maio de 2008

Portais Regionais

1) O que a autora define como "jornalismo de proximidade"?

Publicações desenvolvidas para o suporte digital, cuja produção de serviços, conteúdos, e entretenimento está relacionada aos critérios de proximidade, e utiliza alguns dos elementos que caracterizam o jornalismo no ambiente midiático digital.

2) O que são os portais regionais, segundo Suzana Barbosa?

A autora considera os portais regionais como projetos de globalização, em relação a lógica de utilização das tecnologias da mundialização para a produção e veiculação de conteúdos direcionados a um público segmentado, estado ou região, embora possam ser acessados por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo. Esses portais são um modo prático e diferente de globalização e, portanto, constitutivos da globalização contemporânea, eles estão constantemente gerando novas funções, assimilando elementos de uma cultura global e, simultaneamente, exprimindo identidade, diferença e mesmo produzindo novas identificações locais e identificações globais através da articulação entre o ciberespaço e o espaço territorial, geográfico.

3) Quais são as características mais importantes dos portais regionais apontadas pela autora?

A autora fundamenta que os portais regionais mais importantes são a hipertextualidade, a multimidialidade/convergência, a interatividade, a personalização, a memória e a atualização contínua.Estão, a todo o tempo, refuncionalizando e assimilando elementos de uma cultura global e, simultaneamente, exprimindo identidade, diferença e inclusive produzindo novas identificações locais e identificações globais através da articulação entre o ciberespaço e o espaço territorial, geográfico.

4) Como é a relação entre o global e o local nos portais regionais?

Assuntos locais, e sites globais são especialidades dos portais regionais, que tratam de assuntos com conteúdos globais que se destinam a vários leitores de diversas localidades do mundo . Os sites globais também veiculam notícias locais quando encontram destaque no âmbito nacional.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

BAHIA FECHA NORTE\NORDESTE COM CHAVE DE OURO


A Bahia quebrou um tabu na natação durante o feriadão (22 a 24), e conquistou o primeiro lugar no campeonato Norte\Nordeste, realizado na piscina da Vila Olímpica. O Troféu Doutor Milton Medeiros é um dos maiores eventos regionais da modalidade, e esse ano reuniu 362 atletas de doze Estados do Brasil.

“Desde 1992 a seleção baiana de natação não se classificava nessa competição, estou orgulhoso de romper esse Tabu. A Bahia tem um excelente conjunto de atletas, tenho certeza que o lugar mais alto do podium continuaria sendo nosso, mesmo que a nadadora Joana Maranhão participasse do evento” diz Sérgio Silva, presidente da Federação Baiana de Natação.

Entre os atletas de ponta que participaram da competição, esteve em destaque a nadadora pernambucana, Paula Baracho (26), que já está classificada para os Jogos Olímpicos de Pequim e estipulou um novo recorde na prova dos 50m costas, realizada no sábado.

“A minha especialidade é a prova de 200m livre, não esperava bater esse recorde nos 50m costas, velocidade não era o meu forte, estou surpresa e muito feliz. Meu objetivo nessa competição foi somar pontos para Pernambuco e melhorar meu ritmo nas braçadas” diz Paula Baracho. A equipe pernambucana ficou em terceiro lugar, perdendo apenas para o Pará e Bahia.

A competição foi classificatória para a Copa do Pacifico, que será realizada em outubro na Bolívia, mas segundo normas da Confederação Brasileira de Natação, os atletas classificados que já fazem parte da seleção brasileira não podem integrar o grupo dos 30 atletas que representarão o Brasil na Copa.

“ A Federação Baiana de Natação, promoveu essa competição com o apoio da Sudesb, visando os benefícios gerados para o Estado, pois além de motivar o esporte na Bahia, temos a oportunidade de integrar um número maior de participantes na nossa equipe” diz Sérgio Silva, presidente da Federação Baiana de Natação.

Cada um dos 12 Estados pôde participar da prova com 48 nadadores. A Bahia convocou 23 atletas do feminino e outros 24 do masculino, ao todo, foram inscritos para o Troféu Milton Medeiros, 376 desportistas das regiões Norte e Nordeste, representando os Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amapá e Roraima.

“ O nível da competição está melhor a cada ano, a galera mais nova vem superando todas as expectativas, o que é muito bom para o Brasil. Esse ano gostei muito da estrutura e organização da competição, as provas foram rápidas” ressalta a pernambucana Paula Baracho.

O Troféu Doutor Milton Medeiros, existe desde 1988, e recebeu esse nome em homenagem a um pediatra pernambucano que largou a medicina para se dedicar ao esporte, tornando-se treinador de natação e um dos fundadores da competição, que vem reunindo diversos atletas há três décadas. A competição regional ocorre anualmente, sendo realizada um ano no Norte e dois no Nordeste. O próximo Estado sede do evento será a Paraíba.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Tese da Luciana Mielniczuk

Através da leitura do texto, podemos compreender que a tese de Luciana Mielniczuk divide os links do web jornalismo em três grupos específicos.

a) Quanto ao recurso de navegação:

Disjuntivo : ao remeter para outra lexia, abre-se uma janela menor ou mesmo outra janela do programa navegador. Proporciona a experiência de simultaneidade: duas janelas abertas ao mesmo tempo. Geralmente é empregado em duas situações: na utilização de vídeos ou quando trata-se de um link externo.

Ex: www.faculdadesocial.edu.br/ Nesse ela abre outra janela ao clicar no lab web.

- Conjuntivo : remete para outra lexia, porém a janela no programa navegador permanece a mesma.

Ex: http://www.faculdadesocial.edu.br. Ela vai abrir uma nova página na mesma janela.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

A convergência midiática e jornalismo é tema do Café com Prosa

A convergência midiática e jornalismo foi um dos principais temas discutidos no ultimo Café com Prosa, realizado no dia 24. A palestra que gerou polêmica foi ministrada pelo professor Fernando Firmino – UFBA . Ele adotou um novo conceito de jornalismo-chamando de convergência Profissional, no qual adotava as características de Portabilidade – Mobilidade – Ubiqüidade no enquadramento do novo conceito do profissional de jornalismo.

Entre as novidades é um aparelho da Nókia que acoplado no teclado permite ao jornalista uma maior rapidez no lançamento das informações, o que permite o jornalista fazer a matéria sem sair do local factual, essa inovação coloca na vanguarda aqueles que melhor se adequarem ao que há de moderno no mercado.

As mídias: escrita, falada, televisada e webjornalismo têm suas peculiaridades e formas de manter a audiência. Dentro desse universo de possibilidades, o uso de texto, áudio e video na internet permite ao navegador uma ampla gama de opções.