1) O que a autora define como "jornalismo de proximidade"?
Publicações desenvolvidas para o suporte digital, cuja produção de serviços, conteúdos, e entretenimento está relacionada aos critérios de proximidade, e utiliza alguns dos elementos que caracterizam o jornalismo no ambiente midiático digital.
2) O que são os portais regionais, segundo Suzana Barbosa?
A autora considera os portais regionais como projetos de globalização, em relação a lógica de utilização das tecnologias da mundialização para a produção e veiculação de conteúdos direcionados a um público segmentado, estado ou região, embora possam ser acessados por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo. Esses portais são um modo prático e diferente de globalização e, portanto, constitutivos da globalização contemporânea, eles estão constantemente gerando novas funções, assimilando elementos de uma cultura global e, simultaneamente, exprimindo identidade, diferença e mesmo produzindo novas identificações locais e identificações globais através da articulação entre o ciberespaço e o espaço territorial, geográfico.
3) Quais são as características mais importantes dos portais regionais apontadas pela autora?
A autora fundamenta que os portais regionais mais importantes são a hipertextualidade, a multimidialidade/convergência, a interatividade, a personalização, a memória e a atualização contínua.Estão, a todo o tempo, refuncionalizando e assimilando elementos de uma cultura global e, simultaneamente, exprimindo identidade, diferença e inclusive produzindo novas identificações locais e identificações globais através da articulação entre o ciberespaço e o espaço territorial, geográfico.
4) Como é a relação entre o global e o local nos portais regionais?
Assuntos locais, e sites globais são especialidades dos portais regionais, que tratam de assuntos com conteúdos globais que se destinam a vários leitores de diversas localidades do mundo . Os sites globais também veiculam notícias locais quando encontram destaque no âmbito nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário