segunda-feira, 26 de maio de 2008

BAHIA FECHA NORTE\NORDESTE COM CHAVE DE OURO


A Bahia quebrou um tabu na natação durante o feriadão (22 a 24), e conquistou o primeiro lugar no campeonato Norte\Nordeste, realizado na piscina da Vila Olímpica. O Troféu Doutor Milton Medeiros é um dos maiores eventos regionais da modalidade, e esse ano reuniu 362 atletas de doze Estados do Brasil.

“Desde 1992 a seleção baiana de natação não se classificava nessa competição, estou orgulhoso de romper esse Tabu. A Bahia tem um excelente conjunto de atletas, tenho certeza que o lugar mais alto do podium continuaria sendo nosso, mesmo que a nadadora Joana Maranhão participasse do evento” diz Sérgio Silva, presidente da Federação Baiana de Natação.

Entre os atletas de ponta que participaram da competição, esteve em destaque a nadadora pernambucana, Paula Baracho (26), que já está classificada para os Jogos Olímpicos de Pequim e estipulou um novo recorde na prova dos 50m costas, realizada no sábado.

“A minha especialidade é a prova de 200m livre, não esperava bater esse recorde nos 50m costas, velocidade não era o meu forte, estou surpresa e muito feliz. Meu objetivo nessa competição foi somar pontos para Pernambuco e melhorar meu ritmo nas braçadas” diz Paula Baracho. A equipe pernambucana ficou em terceiro lugar, perdendo apenas para o Pará e Bahia.

A competição foi classificatória para a Copa do Pacifico, que será realizada em outubro na Bolívia, mas segundo normas da Confederação Brasileira de Natação, os atletas classificados que já fazem parte da seleção brasileira não podem integrar o grupo dos 30 atletas que representarão o Brasil na Copa.

“ A Federação Baiana de Natação, promoveu essa competição com o apoio da Sudesb, visando os benefícios gerados para o Estado, pois além de motivar o esporte na Bahia, temos a oportunidade de integrar um número maior de participantes na nossa equipe” diz Sérgio Silva, presidente da Federação Baiana de Natação.

Cada um dos 12 Estados pôde participar da prova com 48 nadadores. A Bahia convocou 23 atletas do feminino e outros 24 do masculino, ao todo, foram inscritos para o Troféu Milton Medeiros, 376 desportistas das regiões Norte e Nordeste, representando os Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amapá e Roraima.

“ O nível da competição está melhor a cada ano, a galera mais nova vem superando todas as expectativas, o que é muito bom para o Brasil. Esse ano gostei muito da estrutura e organização da competição, as provas foram rápidas” ressalta a pernambucana Paula Baracho.

O Troféu Doutor Milton Medeiros, existe desde 1988, e recebeu esse nome em homenagem a um pediatra pernambucano que largou a medicina para se dedicar ao esporte, tornando-se treinador de natação e um dos fundadores da competição, que vem reunindo diversos atletas há três décadas. A competição regional ocorre anualmente, sendo realizada um ano no Norte e dois no Nordeste. O próximo Estado sede do evento será a Paraíba.

Nenhum comentário: