A Bahia é um celeiro de grandes atletas. Ultimamente a mídia esportiva baiana está restrita ao futebol, esquecendo as outras modalidades que trazem títulos constantes ao Estado e promovem campeões em nível mundial. É com o propósito de ressaltar os valores, destacar talentos e manter os amantes dos desportos atualizados com os eventos esportivos baianos que montei esse blog.
domingo, 8 de novembro de 2009
Bahia bate recorde de medalhas nas Olimpíadas Escolares
O décimo quinto título baiano nas Olimpíadas Escolares (15 a 17 anos) foi conquistado nesse domingo (08), em Maringá (PR), pelas meninas do judô, que levaram o bronze no confronto por equipe, perdendo apenas para o Estado de São Paulo (primeiro colocado), que disputou a final com o Paraná. Após cinco confrontos, quatro vitórias e apenas uma derrota nos tatames paranaenses, a Bahia quebrou paradigmas e mostrou que além de ser a "terra do axé" é uma terra de grandes desportistas também. "Essa conquista foi super importante para a nossa delegação, pois mudamos a opinião de muita gente, provando que a Bahia também é capaz de estar no topo e superar judocas fortes, como as mineiras que vencemos na disputa do bronze. Com esse resultado levantamos o ânimo e a auto-estima de todo mundo", disse animada a judoca baiana, Andréia Horta (Colégio Modelo) que também integrou a equipe medalhista.
Com as disputas acirradas no Parque do Japão em Maringá (PR), não foi difícil o tatame transformar-se em palco, e as estrelas da festa foram as judocas baianas, que começaram vencendo com facilidade as gaúchas, passaram por Sergipe, perderam, por pouco, o terceiro confronto para São Paulo (equipe campeã), derrotaram as pernambucanas e venceram a disputa de bronze para Minas Gerais. "Sempre confiei na equipe, mas a sensação de realizar aquilo em que acreditamos é muito emocionante. As meninas da Bahia são super fortes e prometem um futuro promissor na modalidade, pois são muito jovens" ressaltou a técnica que comandou a seleção baiana de judô durante as Olimpíadas Escolares, Maria Jesus.
A equipe que valeu bronze na maior competição estudantil do país, a qual está reunindo neste ano mais de 4.000 atletas de 26 Estados, esteve formada por: Patrícia Ribeiro (Colégio Bárbara Andréia Brites do Carmo) no super-ligeiro, Joicenely Santana (Colégio Miguel Calmon) no ligeiro, Raila Santos (Colégio Alfredo Amorim) no meio-leve, Bruna Lima (Colégio Miguel Calmon) no leve, Talita Ravazzano (Cefet) no médio, Luana Barbosa (Colégio E. Senhor do Bonfim) no meio-pesado, Maryana Borges (Colégio Dom Bosco) e Andréia Horta (Colégio E. L. E. Magalhães) no pesado.
Os jovens que representam o futuro do esporte baiano e brasileiro desembarcarão vitoriosos nessa segunda-feira (9), no Aeroporto Luiz Eduardo Magalhães, em Salvador. O vôo dos judocas chega a capital baiana às 07h30min e o dos nadadores às 12h35min.
Apenas três garotas da equipe composta pelas oito medalhistas do judô completam 17 anos em 2009, portanto cinco judocas continuam tendo a chance de fortalecer a seleção da modalidade em 2010 e trazer novas vitórias para a Bahia que nessa edição bateu o recorde de medalhas faturadas nos últimos anos, voltando nessa primeira fase da competição (05 a 10 de novembro) com 22 medalhas na bagagem, sendo onze da natação e onze do judô (oito conquistadas pelas meninas no duelo por equipe). No ano passado, os estudantes baianos conquistaram dez medalhas, sendo dois ouros, uma prata e três bronzes na natação, além de duas pratas e dois bronzes no judô.
Além dos esportes medalhistas, nessa primeira fase, a Bahia disputou: o futsal, o xadrez e o handebol, mas as modalidades não atingiram os resultados esperados e não se classificaram para a fase final. A partir do dia 10 até o dia 15, será a vez dos confrontos de basquete, tênis de mesa, vôlei e atletismo badalarem as cidades de Londrina (PR) e Maringá (PR), aonde ocorrem os certames. Uma das promessas baianas para a próxima fase é a jovem desportista do atletismo Gabriela Vita (Colégio Versailles), vencedora das Olimpíadas Escolares em 2007, e vice-campeã sul-americana da categoria no mesmo ano.
Para atingirem o direito de participar das Olimpíadas Escolares, todos os colégios passaram por seletivas estaduais. Na Bahia as seletivas estiveram divididas em duas etapas, sendo que a primeira foi realizada no interior do Estado, e os atletas que se classificaram nessa fase, passaram para a segunda etapa em Salvador, confrontando-se com as escolas da região metropolitana.
As Olimpíadas Escolares 2009 (15 a 17 anos) estão sendo organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em parceria com o Ministério do Esporte e Organizações Globo, contando com o apoio do Governo do Estado do Paraná e das Prefeituras de Maringá e Londrina, cidades paranaenses anfitriãs dos jogos. Sendo que as passagens aéreas da delegação baiana e as seletivas estaduais foram financiadas pelo Governo do Estado da Bahia, através da Sudesb, autarquia responsável pelo fomento do esporte baiano.
Matéria Especial - Maringá (PR)
08 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário