A Bahia é um celeiro de grandes atletas. Ultimamente a mídia esportiva baiana está restrita ao futebol, esquecendo as outras modalidades que trazem títulos constantes ao Estado e promovem campeões em nível mundial. É com o propósito de ressaltar os valores, destacar talentos e manter os amantes dos desportos atualizados com os eventos esportivos baianos que montei esse blog.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Esperanças de medalhas baianas desembarcam no Paraná
MARINGÁ - Enquanto nessa noite de segunda-feira (9), o atletismo e o vôlei baiano desembarcaram em Maringá (PR) e o basquete juntamente com o tênis de mesa chegaram a Londrina (PR) para disputarem a segunda etapa das Olimpíadas Escolares, as equipes de futsal (masculino e feminino) embarcarão para Salvador na madrugada dessa terça-feira (10). Apesar de ter transmitido ao público, jogos emocionantes e truncados durante a primeira fase da competição (dia 05 a 09), a galerinha do futebol de salão não conseguiu se classificar, e volta para casa, cheia de esperança para 2010, levando a experiência conquistada em 2009.
No futsal masculino, representado pelo Colégio Polivalente Edvaldo Boaventura, os meninos de Jequié (BA) bem que tentaram permanecer nas Olimpíadas, mas perderam os três jogos disputados por um gol de diferença. Na primeira partida, ocorrida na sexta-feira (06), os baianos enfrentaram o time de Rondônia e apesar de suarem a camisa, demonstrarem garra e talento foram derrotados por 09 a 08. Com o resultado a equipe entrou em campo no sábado (07) com a obrigação de ganhar para o Amapá por um gol de vantagem. Mas apesar de se empenharem e conseguirem colocar 3 a 0 no primeiro tempo, os garotos ficaram cansados nos últimos minutos da partida, e a equipe amapaense não perdoou, virando para 4 a 3. Com a vantagem do Amapá, a equipe baiana já entrou em quadra no domingo (08) eliminada, e no confronto contra Sergipe perderam pelo elástico placar de 10 x 03.
O futsal feminino (Colégio Integral) também não obteve os melhores resultados neste ano. Na primeira partida no sábado (07) foi derrotado pela forte equipe de Brusque (Santa Catarina), sendo que o placar do jogo foi crucial para a desclassificação do time. Santa Catarina goleou a Bahia, dando 07 a 01. No domingo (08), as meninas ainda tentaram descontar na equipe piauiense, fechando 08 a 01, mas o saldo de gols não compensou a primeira derrota. Tanto o futsal masculino quanto o feminino desembarcarão no Aeroporto Luis Eduardo Magalhães ás 13h de amanhã (10).
Mas enquanto alguns vão embora, novas esperanças chegam às terras paranaenses. Nessa noite de segunda-feira (9) desembarcaram em Maringá, as equipes de vôlei masculino (Colégio Integral) e vôlei feminino (CISO de Itabuna), além da equipe de atletismo, formada por 12 atletas de colégios da rede pública e privada que disputarão as provas de salto em distância, arremesso do peso, lançamento de disco, salto em altura, 200 metros rasos, lançamento do dardo, 1.000 metros, 100 metros rasos, 400 metros rasos, 800 metros rasos e 3.000 metros rasos.Entre as promessas nas provas 100m e 200m rasos da modalidade está Gabriela Vita (Colégio Versailles), vencedora das Olimpíadas Escolares em 2007, e vice-campeã sul-americana da categoria no mesmo ano.
Nessa noite (09) também chegaram ao Paraná as equipes de basquete masculino (Colégio Antônio Vieira), basquete feminino (Colégio Salesiano de Salvador) e Tênis de mesa com representantes de escolas de Itororó, Luis Eduardo Magalhães e Salvador. Essas modalidades disputarão os jogos em Londrina (PR) enquanto o vôlei e o atletismo competirão paralelamente em Maringá (PR).
Até o momento a Bahia já conquistou 15 títulos, sendo onze na natação e quatro no judô. Outras modalidades disputadas pela Bahia na primeira fase, porém sem grandes feitos foi o handebol feminino (Colégio Cláudio Abílio de Aragão de Irecê), handebol masculino (Colégio São José) e o Xadrez, que teve como representantes Osmar Ferreira e Luana Reis (Colégio Militar de Salvador).
Para atingirem o direito de participar das Olimpíadas Escolares, todos os colégios passaram por seletivas estaduais. Na Bahia as seletivas estiveram divididas em duas etapas, sendo que a primeira foi realizada no interior do Estado, e os atletas que se classificaram nessa fase, passaram para a segunda etapa em Salvador, confrontando-se com as escolas da região metropolitana.
As Olimpíadas Escolares 2009 (15 a 17 anos) estão sendo organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em parceria com o Ministério do Esporte e Organizações Globo, contando com o apoio do Governo do Estado do Paraná e das Prefeituras de Maringá e Londrina, cidades paranaenses anfitriãs dos jogos. Sendo que as passagens aéreas da delegação baiana e as seletivas estaduais foram financiadas pelo Governo do Estado da Bahia, através da Sudesb, autarquia responsável pelo fomento do esporte baiano.
09 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário