sexta-feira, 28 de março de 2008

Estado oferece vagas para escolinhas esportivas


O Governo do Estado, através da Sudesb (Superintendência de Desportos do Estado da Bahia) abriu, nessa terça-feira (dia 25), inscrições gratuitas para cursos de Iniciação Esportiva dirigidos a crianças e adolescentes de 06 a 17 anos, idosos e portadores de necessidades especiais. As matriculas ocorrem no Ginásio Antônio Balbino, localizado na Fonte Nova e no Núcleo Esportivo Armando Oliveira, situado na Avenida Gal Costa. O horário de funcionamento para a matricula é das 09 às 16:30hs. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones da Sudesb: 3399-9439 e 3116-8353.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Pelé será garoto-propaganda da Copa de 2014

O maior jogador da história do futebol mundial, Edson Arantes do Nascimento (Pelé), foi escolhido pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o garoto-propaganda da copa de 2014.

Uma decisão aparentemente evidente e justa, também está interligada a imagem do craque no quadro internacional. A opção da CBF tenta minimizar o impacto causado pela ausência do futebolista na cerimônia em que o Brasil foi anunciado como país sede da Copa de 2014, em outubro do ano passado.

Dentre as atribuições do Rei, estarão viagens a todos os outros 31 países que vão participar da Copa - tarefa que só deve começar a cumprir depois da Copa de 2010. “Eu sou brasileiro e vou fazer tudo para que o projeto dê certo”, diz Pelé, em declarações publicadas pelo site do jornal "O Globo".

A Copa volta a ser realizada na América do Sul após 36 anos, já que a Argentina sediou o evento em 1978, coerente com a política da FIFA de um rodízio no direito de sediar uma Copa do Mundo entre as diferentes confederações continentais.



Será lançada a primeira Agenda de Esporte e Lazer da Bahia

A Agenda de Esporte e Lazer da Bahia 2008 organizada pela Sudesb será lançada na próxima terça–feira dia (18), às 09 horas, no Terminal Marítimo da Bahia, com a participação de atletas, autoridades e representantes da área esportiva.

“O objetivo deste documento é incentivar e democratizar o acesso ao esporte no estado; difundir a sua prática; e colocar ao alcance de todos as mais diversas modalidades e categorias das atividades esportivas”, informa o Diretor Geral da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares da Silva, (Bobô).

Esta é a primeira vez que as informações esportivas foram produzidas no modelo de Agenda. Até o ano passado, a Sudesb publicava o Calendário Esportivo da Bahia e no total foram treze edições consecutivas.

“ A Agenda de Esporte e Lazer da Bahia 2008, segue a mesma fórmula do antigo Calendário Esportivo. Os eventos estão distribuídos dia-a-dia para servir de maneira rápida e eficiente aos que vivem e praticam esporte no estado”, salienta Bobô.

Esta Agenda da Sudesb não é apenas um instrumento de divulgação dos eventos programados para 2008, e presta uma homenagem do Governo do Estado a todos aqueles que desejam ver a Bahia novamente como referência no cenário desportivo nacional e internacional.

A Agenda 2008 vai permitir o acompanhamento dos eventos esportivos nas mais diversas e distantes regiões da Bahia, a pluralidade e diversidade desses eventos é uma demonstração de que a Bahia, também, pode ser a terra do Esporte de Todos Nós.

terça-feira, 11 de março de 2008

Árbitro baiano morre em acidente de carro

Durante a noite de domingo (9), a Bahia deu adeus a um dos mais consagrados árbitros nacionais, o baiano Lourival Dias Lima Filho (45), foi vítima de um acidente de carro, ocorrido próximo ao posto Irapuru, em Olindina, localizada a 200km de Salvador.

O ex-árbitro retornava do município de Banzaê, próximo ao local da tragédia, onde foi ministrar uma palestra para os árbitros participantes da Copa do Caju, campeonato de futebol, fomentado pela Sudesb.

Lourival estava no carro oficial do Estado, um fiesta, placa JPZ 4165, com mais quatro funcionários da autarquia estadual, entre eles o Assessor Técnico da Sudesb e ex-diretor do Esporte Clube Vitória, Sinval Vieira.


Segundo alguns depoimentos de testemunhas do acidente, o motorista do veículo Jaime Baraúna desviou de um cavalo que atravessava a pista, mas não conseguiu controlar o carro, após a brusca ultrapassagem, capotando várias vezes, por cerca de 200m. Lourival estava sentado no fundo do automóvel, e foi arremessado pelo vidro traseiro.

O ex-árbitro faleceu na hora, o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Alagoinhas e sepultado, na terça pela manhã (11), no cemitério municipal de Nazaré das Farinhas, terra natal do ex-árbitro.


Os funcionários da Sudesb, Sinval Vieira, Gerson Figueiredo, Hidelbrando Patriarca e Jaime Baraúna, sofreram ferimentos e após receberem os primeiros socorros no Hospital de Olindina foram encaminhados para o Hospital Jorge Valente, em Salvador.

O médico Dilton Rocha, atendeu as vítimas e apontou a situação do técnico administrativo da Sudesb, Gerson Figueiredo, como a mais grave, devido a pancadas na região da cabeça. Segundo os exames, os outros pacientes estão fora de risco.

sexta-feira, 7 de março de 2008

O esporte cor de rosa


Neste Dia Internacional da Mulher, o esporte apresenta sua contribuição ao debate sobre as questões relevantes dos movimentos femininos contemporâneos. Os itens tradicionais de reflexão das mulheres como emprego, maternidade, direitos sociais mantêm-se atuais e necessários.

O mundo moderno exige que passemos a dar atenção a itens que, à primeira vista, parecem menos importantes.É preciso que a sociedade fique atenta à participação feminina em todos os setores da vida brasileira. Se houve considerável evolução da mulher na atuação política e até na economia, no esporte, considerando todas as suas conquistas, ainda estamos ensaiando melhor performance.

Desde que a nadadora Maria Lenk inaugurou, solitariamente, a participação feminina brasileira nos Jogos Olímpicos, em 1932, as atletas nacionais evoluíram muito em competições esportivas.

Na delegação do país que foi a Seul havia 35 mulheres entre os 174 atletas; em Barcelona, foram 51 entre os 178 classificados; em Atlanta, eram 66 em 225 atletas; e em Sydney levamos 94 mulheres dos 111 atletas brasileiros. A lista dos que irão a Atenas ainda não está fechada, mas é possível que sejam mais mulheres que homens, ou que pelo menos os números se equiparem.

Contramestre usa capoeira para ajudar o Calabar

Aos 40 anos, Malvina se espelha no mestre Bimba, fundador da primeira academia de capoeira do Brasil. Em Salvador, Malvina ensina meninos e meninas carentes do Calabar, área humilde próxima a Ondina, a arte trazida pelos ancestrais africanos.

Em meio à violência e pobreza que fazem dos moradores desse bairro reféns do preconceito e discriminação, Malvina tenta, através do esporte, ressaltar a decência, a dignidade e o valor que eles têm.

A capoeira foi desenvolvida pelos escravos do Brasil como forma de resistir aos opressores, transmitir a cultura e melhorar o moral. Fábio Matias, 20 anos, pratica a capoeira há nove anos e se diz comovido. “Numa roda de capoeira, o pobre vira nobre. Por isso, a capoeira é a minha vida. Não saberia viver sem ela”.

No rastro desse exemplo, outras crianças. Apesar dos tempos terem mudado, os interesses continuam os mesmos. Os pequenos capoeiristas do Calabar (garotos de 7 a 14 anos) encaram o esporte como uma forma de ressaltar seus valores.