Já está formada a delegação baiana juvenil (15 a 17 anos) que seguirá para as Olimpíadas Escolares em Maringá (PR) e Londrina (PR) entre 05 e 15 de novembro. Cerca de 150 atletas das modalidades de basquete, futsal, handebol, voleibol, xadrez, natação, tênis de mesa, atletismo e judô que se classificaram nas Seletivas Estaduais brigarão por medalhas na maior competição estudantil do país. No ano passado participaram do certame cerca de 17.161 instituições de ensino e 988.000 alunos/atletas do país, houveram 160 baianos na competição e dez medalhas foram trazidas para o Estado.
"Só chegam à Etapa Nacional das Olimpíadas Escolares as instituições de ensino que tiverem se qualificado na Seletiva Municipal e, posteriormente, na Seletiva Estadual", afirmou o diretor de fomento da Sudesb, Reginaldo Sacramento que acompanhará a delegação no Paraná. Nesse ano, entre os colégios classificados no Estado estão: Salesiano do Salvador (Basquete-feminino), Antônio Vieira (basquete masculino), Colégio Integral (futsal feminino e voleibol masculino), Colégio Polivalente Edvaldo Boaventura de Jequié (futsal masculino), Colégio Cláudio Aragão de Irecê (handebol feminino), Colégio São José (handebol masculino), CISO de Itabuna (voleibol feminino). "Só falta fechar a lista dos classificados nas modalidades individuais, como já temos os resultados deveremos estar divulgando quem viajará no final desta semana", ressaltou Reginaldo.
Em 2008, durante dez dias os baianos da categoria disputaram nas Olimpíadas Escolares centenas de partidas em nove modalidades e conquistaram dez medalhas, sendo duas de ouro, uma de prata e três de bronze na natação; e mais duas de prata e duas bronze, no judô. Além do bom desempenho dos desportistas nas modalidades individuais, a goleira baiana de handebol do Colégio Cândido Portinari, Íngara Schindler, após a bela atuação no campeonato ganhou lugar na seleção de handebol feminino escolar entre as goleiras eleitas pelo Comitê Olímpico Brasileiro.
As Olimpíadas Escolares é o maior evento estudantil esportivo do Brasil e integram um projeto sem precedentes na história do esporte estudantil no país, sendo realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério do Esporte e Organizações Globo, com organização do COB. Desde o seu primeiro ciclo (2005-2008), reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas para uma competição de abrangência nacional. O evento é realizado em duas etapas - em cidades diferentes -, com faixas etárias distintas (de 12 a 14, e de 15 a 17 anos).
Neste ano, a Bahia terá na categoria infantil, 48 representantes nas modalidades de tênis de mesa, xadrez, judô, atletismo e natação. Apoiados pela Sudesb, os atletas alunos entre 12 e 14 anos viajam amanhã (09) para Poços de Caldas (MG) e devem permanecer na cidade mineira até o dia 15 de setembro, quando termina a primeira fase da competição. Apenas o xadrez participará da segunda fase das Olimpíadas, realizada no mesmo local entre 15 e 20 de setembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário