domingo, 13 de setembro de 2009

NADADORES E JUDOCAS FAZEM A FESTA BAIANA NAS OLIMPÍADAS ESCOLARES


Mais uma vez a natação e o judô estão sendo responsáveis pelo brilho da festa baiana nas Olimpíadas Escolares, realizadas em Poços de Caldas (MG), entre 10 e 20 de setembro. Em 2008, na categoria juvenil, os atletas da "terra do axé" trouxeram dez medalhas nessas modalidades, e nesse ano está sendo a vez da galerinha da categoria infantil mostrar talento nas piscinas e tatames. Durante esse final de semana os meninos do revezamento 4 X 50 levaram o ouro, após bater o recorde da categoria na prova. Já no judô, o baiano Jivanildo Santos (Escola Estadual Ruy Barbosa) foi bronze no meio médio.

A equipe de natação que se classificou para a final do revezamento 4 X 50 com o melhor tempo e mais tarde levantou o ouro na decisão foi formada por: Ramon Lino (Escola da Península), Daniel Melo (Sacramentinas), Gabriel Bretschy (Escola Mundai) e João Haroldo (Pan Americana). Neste ano, a Bahia está contando com 48 representantes da categoria de 12 a 14 anos. Os atletas baianos têm disputado as modalidades de tênis de mesa, xadrez, judô, atletismo e natação.

Já entre 05 e 15 de novembro será a vez da delegação baiana juvenil (15 a 17 anos) brigar por medalhas nas Olimpíadas Escolares, realizadas em Maringá (PR) e Londrina (PR). Ao todo 150 atletas do Estado participarão do confronto nas modalidades de basquete, futsal, handebol, voleibol, xadrez, natação, tênis de mesa, atletismo e judô. No ano passado participaram do certame nessa categoria cerca de 17.161 instituições de ensino e 988.000 alunos/atletas do país, houveram 160 baianos na competição e dez medalhas foram trazidas para o Estado, sendo duas de ouro, uma de prata e três de bronze na natação; e mais duas de prata e duas bronze, no judô.

As Olimpíadas Escolares representam o maior evento estudantil esportivo do Brasil e integram um projeto sem precedentes na história do esporte estudantil no país, sendo realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério do Esporte e Organizações Globo, com organização do COB. Desde o seu primeiro ciclo (2005-2008), reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas para uma competição de abrangência nacional. O evento é realizado em duas etapas - em cidades diferentes -, com faixas etárias distintas (de 12 a 14, e de 15 a 17 anos).

Nenhum comentário: