domingo, 13 de setembro de 2009

JOCOMBA É ABERTO E REÚNE QUASE TRÊS MIL ATLETAS


"Pés descalços ou não, o importante é que estes jovens preencham os campos e as quadras, e descubram no esporte uma ferramenta para se manterem longe da violência e das drogas", com essas palavras o presidente da Federação de Futebol não Profissional da Bahia, Givanilson Muniz abriu a terceira edição do Jocomba - Jogos Comunitários da Bahia, que neste ano está reunido 144 equipes de 64 comunidades, somando 2.928 atletas. A cerimônia de abertura ocorreu no bairro de Cajazeiras VI e além da participação dos membros da Federação contou com a presença de representantes da Sudesb, autarquia governamental que está apoiando financeiramente o evento que deve se estender até o dia 22 de novembro.

Segundo os organizadores, integrantes da Federação de Futebol não Profissional da Bahia o Jocomba visa colaborar com a implantação de políticas públicas para o esporte no Estado, através do segmento comunitário. "Sem o apoio da Sudesb não teríamos conseguido levar esses jogos para o interior baiano. Hoje, estamos atingindo os municípios de Aracatu e Malhada de Pedras, o que é de extrema importância para o projeto", afirmou Givanilson que ainda fez questão de ressaltar que nenhum atleta teve qualquer gasto para participar do certame. "Nosso objetivo é a promoção de um evento esportivo e social gerador de renda e que oportunize a descoberta de novos talentos para o esporte de alto rendimento. Além de contribuir para a redução da violência infanto-juvenil nas comunidades" concluiu.

Os participantes do Jocomba são atletas não federados que atuarão, por equipes de associações de bairros, em partidas nas seguintes modalidades: futebol (masculino e feminino); futsal (masculino adulto e sub-17, e feminino); golzinho; vôlei (masculino e feminino); basquete (masculino e feminino); basquete de rua (misto); handebol (masculino e feminino), baleado e dominó. Portanto as modalidades são diversas, mas em cada uma há diferentes tipos de atletas e em cada rostinho um olhar diferente, cheio de sonhos e anseios "Um dia quero ser jogador de futebol profissional, e sei que muitos dos meus colegas também querem, tenho certeza que essa é uma grande oportunidade de mostrarmos nosso talento e quem sabe chegarmos a seleção brasileira", disse o pequeno Adalton Jesus que está participando pela primeira vez do evento e joga como zagueiro no time de futebol do IAPI.

Entre os bairros que estão fazendo parte do evento neste ano, estão: Praia Grande, Mirantes de Periperi, Rio Sena, Itacaranha, Lobato, Plataforma, Pau da Lima, Castelo Branco, Sete de Abril, São Marcos, Pelourinho, Saúde, Nazaré, Cajazeiras VI, VII, X, e XI, Parque Silvio Leal, Águas Claras, Martacenia, Loteamento Candido, Valéria, Cidade Nova, Pero Vaz, Caixa D Água, Pau Miúdo, Liberdade, San Martin, IAPI, Calafate, Boca da Mata, Fazenda Grande I e II, Colinas de Periperi, Mirantes de Periperi, Brotas, Cosme de Farias, Engenho Velho de Brotas, Matatú de Brotas, Pituba, Amaralina, Boca do Rio, Itapuã, Mussurunga, São Cristovão, Itinga, Ribeira, Massaranduba, Uruguai e Jardim Cruzeiro.

"Sem dúvidas esse é um trabalho de extrema importância, pois resgata os jovens das drogas e de outros comportamentos negativos. Aqui tem pessoas de todas as idades, tanto crianças de 10 a 12 anos como mães de família, portanto esse trabalho acaba atingindo todos os membros da família, o que é muito interessante e significativo para o desenvolvimento da educação no lar", ressaltou a jogadora de vôlei do time de Sussuarana, Sinilda Mascarenhas.

O III Jocomba está sendo realizado, a partir de hoje (12), no Centro Esportivo de Cajazeiras, Escola Estadual Ana Bernardes, Associação Desportiva Social e Cultural Mirantes de Periperi, Sociedade Beneficente Cultural Desportiva Jardim Praia Grande, Associação Pais e Mestre, e Creche Escola Classe II - Pero Vaz. Já no interior baiano as atividades começarão no próximo dia 26, no Ginásio Poliesportivo de Aracatu, no Ginásio Poliesportivo e no Estádio Municipal de Malhada de Pedras. "Além de aplicar as atividades esportivas, estaremos aproveitando o campeonato para gerar a conscientização das crianças e familiares que participam do evento sobre diversos temas educativos. Entre os assuntos debatidos, levantaremos o caso da pedofilia que vem crescendo no país, e que devido a este fato estamos trabalhando muito nos bairros com o objetivo de distanciar nossos jovens desse tipo de maledicência", afirmou um dos organizadores do evento, Vivaldino Nascimento.

Nenhum comentário: