terça-feira, 19 de agosto de 2008

Cruzeiro Costa Leste chega a Salvador


Durante à tarde de segunda-feira (18), os bons ventos trouxeram a capital baiana o Cruzeiro Costa Leste com 50 embarcações participantes, oriundas do Rio de Janeiro que tinham como destino Salvador. A chegada destes amantes da vela ao Terminal Náutico da Bahia, estava prevista para o dia 23 de agosto, mas o clima ameno e os ventos favoráveis, anteciparam a conclusão do percurso de 850 milhas náuticas (aproximadamente 1.500 km), dividido em várias etapas.

“Esse evento é muito importante para a vela brasileira, pois atualmente os velejadores são reféns das Regatas e o Costa Leste abre espaço para os Cruzeiros que também são muito importantes nesse esporte, devido a oportunidade de velejar em grupo e privilegiar a segurança e o companheirismo entre os integrantes” diz o comandante do Mente Sã, Gilberto Camargo, que teve como tripulantes do seu barco, a filha e a esposa.

O Cruzeiro Costa Leste que acontece há oito anos tem como ponto de partida o Iate Clube do Rio, seguindo para Búzios, passando pelo cabo de São Tomé, atraca em Vitória, de onde segue, junto com as baleias Jubarte, para o arquipélago dos Abrolhos; a partir daí desce para a charmosa Vila de Santo André, e finalmente chega à Costa da Bahia, parando primeiramente em Ilhéus, aonde provam o cravo e canela da região e mais tarde percorrem mais 60 milhas até a estonteante Baia de Camamú.

A última escala é decidida pelo comandante de cada veleiro que pode optar pela desconhecida Garapuá ou Morro de São Paulo, desses locais o grupo do Redentor segue para Salvador, onde finalmente conclui o percurso, sendo recepcionado pelas baianas de acarajé, que além dos sorrisos e votos de boas-vindas, distribuem aos visitantes as famosas fitinhas de Senhor do Bonfim e outras lembranças da “terra do axé”.

A flotilha trouxe ao Terminal Náutico o veleiro Horizonte, o maior de todos, com 82,0 pés e os pequenos Makai e Mente Sã com apenas 28,0 pés cada. Alguns velejadores optaram em atracar no Aratú Iate Clube, onde ficarão em concentração, aguardando o inicio da 39ª Regata Aratú/Maragojipe, realizada no dia 23 de agosto, que tem como ponto de partida o próprio clube, localizado próximo á Base Naval de Aratú.

“Vou participar da Regata Aratú/Maragojipe, mas optei em atracar no Terminal Náutico, pois fica localizado entre os pontos turísticos de Salvador, diferente do Clube de Aratú que está distante do centro da cidade. Aproveitarei essa semana, anterior a prova, para conhecer a capital baiana”, ressalta o comandante do Gandaia, Luis Goldfeld, que navegou até o destino em companhia da esposa.

Esse ano, os participantes que concluírem todo o trajeto, receberão o troféu Newson Campos, em homenagem ao criador do Cruzeiro Costa Leste. O troféu será transitório, disputado a cada dois anos e destinado a quem participar do Costa Leste e chegar até Fernando de Noronha através da Refeno. Além desses critérios, a participação na regata Aratu-Maragojipe também contará pontos, assim como a participação em ações sociais.

A realização do Cruzeiro Costa Leste está coordenada com a Regata da Amizade que sai de Buenos Aires e chega ao Rio a tempo da saída do Cruzeiro; que por sua vez termina a tempo da participação na regata baiana e também da Refeno.

No final do ano passado e começo deste, o Terminal Náutico da Bahia recebeu quatro regatas internacionais: Clipper Race, Mini Transat, Jacques Vabre e Lês lles du Soleil, o que vem fortalecendo e democratizando o desporto aquático no Estado.

18 de Agosto de 2008

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Chapada Diamantina recebe o maior desafio de corrida de aventura do nordeste

Atletas das mais diversas localidades do Brasil estarão reunidos na Chapada Diamantina, durante esse final de semana em busca de um lugar no topo do Ranking Brasileiro de Corridas de Aventura – RBCA. Apoiado pelo Governo do Estado, através da Sudesb e organizado pela Caatinga Trekkers, a Carrasco é o maior desafio de Corrida de Aventura do Nordeste, e envolve diversas modalidades esportivas como trekking, cavalgada, ascensão, rapel, montanhismo, canoagem, mountain bike, orientação, natação e uma modalidade esportiva inédita nas corridas de aventura no mundo.


Velocidade e resistência são fundamentais para encarar 260 km de extensão, trilhados em meios urbanos e naturais, passando pelos Circuitos Turísticos do Ouro e do Diamante e municípios importantes desta região, a disputa ocorre entre equipes constituídas por quartetos e duplas que desfrutarão das belezas da Caatinga e terão como um dos maiores desafios atingirem o ponto mais elevado do nordeste brasileiro, o Pico dos Barbados.


O campeonato que também vale pelo Circuito Baiano de Corrida de Aventura, conta com a participação de desportistas de todo o país, incluindo as equipes de apoio, staff da organização e a estimativa de público de milhares de pessoas que devem acompanhar alguns trechos da prova e prestigiar a cerimônia de abertura.

Assessoria de Comunicação da Sudesb - (25 de Julho de 2008)

terça-feira, 10 de junho de 2008

PARAOLÍMPICOS DA BAHIA SÃO OS MELHORES EM UBERLÂNDIA

Oito (8) atletas da equipe paraolímpica da Associação Baiana de Atletas Deficientes (ABAD) conquistaram no final de semana 18 medalhas no Circuito Brasileiro Paraolímpico de Natação e Atletismo, em Uberlândia, na última seletiva para os Jogos Paraolímpicos em Pequim. Os vencedores retornaram hoje (dia 10) da cidade mineira para onde viajaram com o apoio da Sudesb, da Associação dos Produtores de Axé e do FazAtleta.

Os atletas baianos que voltaram com passagens pelo “podium” foram: Marcelo Collet, 3 medalhas de pratas; Mônica Veloso 2 de ouro, 1de prata, e 2 de bronze; Ronaldo Santos, 2 de ouro, 1 de prata; Tanael Barreto, 2 de bronze; Verônica Almeida, 2 de ouro, 1 de prata; José Carlos, 1 de prata, 1 de bronze; e ainda Paulo Veiga e Eraldo Santos que confirmaram as suas marcas, melhoraram os seus índices e agora ficam na expectativa dos selecionados que irão integrar a Seleção Brasileira em Pequim no mês de setembro.


Após as conquistas os atletas paraolímpicos da Bahia voltam aos treinos, na piscina da Vila Olímpica da Bahia (VOB), com o técnico Murilo Barreto, pois os desafios continuam.

10/06/2008

quinta-feira, 5 de junho de 2008

SENHOR DO BONFIM RECEBE O 4° ZONAL DOS JOGOS ABERTOS DO INTERIOR



O São João da cidade de Senhor do Bonfim é um dos maiores do interior da Bahia e muito conhecido pela “guerra de espadas” e tradição cultural. E neste clima de festejos juninos o município, que fica a 374 quilômetros de distância de Salvador, se prepara para receber de sexta a domingo, (dias 6 a 8), o 4° Zonal dos Jogos Abertos do Interior, promovido pela Sudesb. As disputas nas modalidades de vôlei, futsal, handebol e basquete acontecerão entre equipes da cidade anfitriã além de Juazeiro, Curaçá, Uauá, Campo Formoso e Sobradinho.


Já conquistaram vagas para as finais dos Jogos Abertos os municípios de Porto Seguro e Eunápolis, ao vencerem o 1° Zonal disputado em Eunápolis; as cidades de Andaraí, Miguel Calmon, Ibititá e Itaberaba vencedoras do 2º Zonal realizado em Bonito, na região da Chapada Diamantina; e os municípios de Brumado, Vitória da Conquista, Barra do Choça, Igaporã e Caetité, no 3° Zonal disputado, em Caetité, também garantiram vagas para as finais dos Jogos Abertos do Interior, edição 2008, previstas para setembro, em Feira de Santana. O evento, que nasceu em 1964, conta com o apoio das federações baianas das modalidades em disputa.

BASQUETE DE RUA DA BAHIA ESTÁ NA SEMIFINAL DO BRASILEIRO


O basquete de rua da Bahia, representado pela equipe da MIP Streetball, da Boca do Rio, fez bonito em terras carioca ao conquistar uma vaga para a fase semifinal do Campeonato Brasileiro promovido pela LIBBRA (Liga Brasileira de Basquete de Rua) a ser realizada no próximo dia 28 de junho, no Viaduto do Chá, em São Paulo.

A equipe, ligada à Central Única das Favelas (CUFA), conta com ajuda da Sudesb e disputou a 5ª etapa classificatória do campeonato realizada no último sábado, no Viaduto Negrão de Lima, em Madureira, Rio de Janeiro. Segundo a coordenadora geral da CUFA – Bahia, Thalita Vargas, “este resultado deixou os nossos atletas bastante felizes e motivados para a competição em São Paulo, no final deste mês de junho”.

A equipe do MIP Streetball é formada por Cláudio Machado (capitão), Diego Vinícius, Cristiano de Oliveira, Rafael Joseph, Antônio Luiz e Marlan Otávio.Outra equipe baiana, a CDL, disputará no próximo dia 7 de junho, também em Madureira, uma vaga para a semifinal do Brasileiro. Também apoiada pela Sudesb, a equipe Longshot representará a Bahia, dia 14 de junho, na classificatória que dará uma vaga à final, dia 29 de junho, na capital paulista.

As equipes Longshot, MIP e CDL foram as vencedoras da Seletiva Estadual de Basquete de Rua –SEBAR, que aconteceu em Salvador no último mês de abril.

Maiores informações podem ser obtidas com Thalita Vargas, pelos telefones: (071) 3462-0714 e 8776-8752.

Baiano conquista vaga para Pequim


O baiano Allan do Carmo conseguiu a vaga olímpica para a maratona aquática durante o domingo (1º), depois de ficar em sexto lugar no Pré-Olímpico da China, última chance de conseguir o carimbo no passaporte e que ainda oferecia 11 vagas. A competição terá 25 atletas no feminino e 25 no masculino em Pequim.

Allan sofreu com a baixa temperatura da água na competição, que aconteceu em Pequim e serviu como teste para o Parque Olímpico Shunyi.

No sábado, Poliana Okimoto, que já estava classificada para as Olimpíadas ao conseguir a vaga também com o sexto lugar no Mundial de Sevilha, não conseguiu terminar a prova exatamente por causa do frio. Ela estava na competição mais para fazer um reconhecimento da raia olímpica.

As previsões para agosto durante as Olimpíadas são de temperaturas mais altas na água. Assim a equipe brasileira formada pelos dois e por Ana Marcela Cunha terá mais chances de tentar melhores resultados.

BAHIA QUEBRA JEJUM NO CICLISMO


Após 20 anos de tentativas, a equipe da Bahia venceu a Copa Nordeste de Ciclismo que teve a sua 20ª edição, entre os dias 30 de maio e 1º de junho, na Cidade de Maceió, em Alagoas. A equipe contou com o apoio da Sudesb que financiou as passagens terrestres do grupo, formado pelos atletas Flávio Nunes, Benílio Pereira, Uéslei Souza, Antônio Flávio, Marcelo Lima, Welligtom Araújo, Artur Antunes, Andersom Pereira, Jucelino Ribeiro, Genivaldo de Oliveira, Antonio César, Dênio Roberto, Valmiro da Paixão, Wueritom Rabelo, Ernando Nogueira e Massilom Sabino.


“Eu não fui para ganhar uma medalha individual. Benílio Pereira também não. A gente correu para a equipe vencer”, resumiu a estratégia vitoriosa o ciclista da elite Flávio Nunes.


A Copa Nordeste reuniu nove Estados da Região e a Bahia totalizou 80 pontos nos três dias da disputa, sendo 12 a mais que o segundo colocado, Sergipe, e 20 a mais do que o terceiro, o Maranhão. Foram conquistadas 17 medalhas, sendo quatro de Ouro, 12 de Prata e uma de Bronze.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Portais Regionais

1) O que a autora define como "jornalismo de proximidade"?

Publicações desenvolvidas para o suporte digital, cuja produção de serviços, conteúdos, e entretenimento está relacionada aos critérios de proximidade, e utiliza alguns dos elementos que caracterizam o jornalismo no ambiente midiático digital.

2) O que são os portais regionais, segundo Suzana Barbosa?

A autora considera os portais regionais como projetos de globalização, em relação a lógica de utilização das tecnologias da mundialização para a produção e veiculação de conteúdos direcionados a um público segmentado, estado ou região, embora possam ser acessados por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo. Esses portais são um modo prático e diferente de globalização e, portanto, constitutivos da globalização contemporânea, eles estão constantemente gerando novas funções, assimilando elementos de uma cultura global e, simultaneamente, exprimindo identidade, diferença e mesmo produzindo novas identificações locais e identificações globais através da articulação entre o ciberespaço e o espaço territorial, geográfico.

3) Quais são as características mais importantes dos portais regionais apontadas pela autora?

A autora fundamenta que os portais regionais mais importantes são a hipertextualidade, a multimidialidade/convergência, a interatividade, a personalização, a memória e a atualização contínua.Estão, a todo o tempo, refuncionalizando e assimilando elementos de uma cultura global e, simultaneamente, exprimindo identidade, diferença e inclusive produzindo novas identificações locais e identificações globais através da articulação entre o ciberespaço e o espaço territorial, geográfico.

4) Como é a relação entre o global e o local nos portais regionais?

Assuntos locais, e sites globais são especialidades dos portais regionais, que tratam de assuntos com conteúdos globais que se destinam a vários leitores de diversas localidades do mundo . Os sites globais também veiculam notícias locais quando encontram destaque no âmbito nacional.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

BAHIA FECHA NORTE\NORDESTE COM CHAVE DE OURO


A Bahia quebrou um tabu na natação durante o feriadão (22 a 24), e conquistou o primeiro lugar no campeonato Norte\Nordeste, realizado na piscina da Vila Olímpica. O Troféu Doutor Milton Medeiros é um dos maiores eventos regionais da modalidade, e esse ano reuniu 362 atletas de doze Estados do Brasil.

“Desde 1992 a seleção baiana de natação não se classificava nessa competição, estou orgulhoso de romper esse Tabu. A Bahia tem um excelente conjunto de atletas, tenho certeza que o lugar mais alto do podium continuaria sendo nosso, mesmo que a nadadora Joana Maranhão participasse do evento” diz Sérgio Silva, presidente da Federação Baiana de Natação.

Entre os atletas de ponta que participaram da competição, esteve em destaque a nadadora pernambucana, Paula Baracho (26), que já está classificada para os Jogos Olímpicos de Pequim e estipulou um novo recorde na prova dos 50m costas, realizada no sábado.

“A minha especialidade é a prova de 200m livre, não esperava bater esse recorde nos 50m costas, velocidade não era o meu forte, estou surpresa e muito feliz. Meu objetivo nessa competição foi somar pontos para Pernambuco e melhorar meu ritmo nas braçadas” diz Paula Baracho. A equipe pernambucana ficou em terceiro lugar, perdendo apenas para o Pará e Bahia.

A competição foi classificatória para a Copa do Pacifico, que será realizada em outubro na Bolívia, mas segundo normas da Confederação Brasileira de Natação, os atletas classificados que já fazem parte da seleção brasileira não podem integrar o grupo dos 30 atletas que representarão o Brasil na Copa.

“ A Federação Baiana de Natação, promoveu essa competição com o apoio da Sudesb, visando os benefícios gerados para o Estado, pois além de motivar o esporte na Bahia, temos a oportunidade de integrar um número maior de participantes na nossa equipe” diz Sérgio Silva, presidente da Federação Baiana de Natação.

Cada um dos 12 Estados pôde participar da prova com 48 nadadores. A Bahia convocou 23 atletas do feminino e outros 24 do masculino, ao todo, foram inscritos para o Troféu Milton Medeiros, 376 desportistas das regiões Norte e Nordeste, representando os Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amapá e Roraima.

“ O nível da competição está melhor a cada ano, a galera mais nova vem superando todas as expectativas, o que é muito bom para o Brasil. Esse ano gostei muito da estrutura e organização da competição, as provas foram rápidas” ressalta a pernambucana Paula Baracho.

O Troféu Doutor Milton Medeiros, existe desde 1988, e recebeu esse nome em homenagem a um pediatra pernambucano que largou a medicina para se dedicar ao esporte, tornando-se treinador de natação e um dos fundadores da competição, que vem reunindo diversos atletas há três décadas. A competição regional ocorre anualmente, sendo realizada um ano no Norte e dois no Nordeste. O próximo Estado sede do evento será a Paraíba.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Tese da Luciana Mielniczuk

Através da leitura do texto, podemos compreender que a tese de Luciana Mielniczuk divide os links do web jornalismo em três grupos específicos.

a) Quanto ao recurso de navegação:

Disjuntivo : ao remeter para outra lexia, abre-se uma janela menor ou mesmo outra janela do programa navegador. Proporciona a experiência de simultaneidade: duas janelas abertas ao mesmo tempo. Geralmente é empregado em duas situações: na utilização de vídeos ou quando trata-se de um link externo.

Ex: www.faculdadesocial.edu.br/ Nesse ela abre outra janela ao clicar no lab web.

- Conjuntivo : remete para outra lexia, porém a janela no programa navegador permanece a mesma.

Ex: http://www.faculdadesocial.edu.br. Ela vai abrir uma nova página na mesma janela.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

A convergência midiática e jornalismo é tema do Café com Prosa

A convergência midiática e jornalismo foi um dos principais temas discutidos no ultimo Café com Prosa, realizado no dia 24. A palestra que gerou polêmica foi ministrada pelo professor Fernando Firmino – UFBA . Ele adotou um novo conceito de jornalismo-chamando de convergência Profissional, no qual adotava as características de Portabilidade – Mobilidade – Ubiqüidade no enquadramento do novo conceito do profissional de jornalismo.

Entre as novidades é um aparelho da Nókia que acoplado no teclado permite ao jornalista uma maior rapidez no lançamento das informações, o que permite o jornalista fazer a matéria sem sair do local factual, essa inovação coloca na vanguarda aqueles que melhor se adequarem ao que há de moderno no mercado.

As mídias: escrita, falada, televisada e webjornalismo têm suas peculiaridades e formas de manter a audiência. Dentro desse universo de possibilidades, o uso de texto, áudio e video na internet permite ao navegador uma ampla gama de opções.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Fonte Nova

O estádio da Fonte Nova está encravado no coração de Salvador há mais de 50 anos, mas o patrimônio público dará lugar a uma Arena Esportiva, planejada para sediar os jogos da Copa de 2014. A decisão foi tomada pelo governador Jacques Wagner, após o acidente ocorrido em 25 de novembro de 2007 que acarretou em sete mortes durante um jogo.

Inscrições Abertas para os Jogos Abertos do Interior


Os Jogos Abertos do Interior é uma promoção da Sudesb com objetivo de superar as barreiras da extensão estadual, democratizar o acesso ao esporte em todos os municípios, revelar novos talentos e gerar integração. A competição que vem reunindo dezenas de municípios do interior da Bahia, ano após ano, nasceu em 08 de dezembro de 1964, na cidade de Feira de Santana, através de cidadãos comuns ligados ao esporte.

Este ano, a expectativa dos organizadores é a participação de 150 municípios, disputando sete modalidades esportivas: Basquete, Vôlei, Futsal, Handebol, Natação, Judô e Ginástica Rítmica, ficando as individuais para a fase final da competição. As novas datas dos Jogos Abertos do Interior, edição 2008, que começa no próximo dia 09 de maio, com o Zonal de Eunápolis, no Extremo Sul do Estado já foram divulgadas no site da sudesb, onde tamb´m estão sendo realizadas as inscrições dos municípios baianos interessados em participar da competição.

Mais informações no site: http://www.sudesb.ba.gov.br/noticia.php?codigo=398&sc=index

Inscrições: http://www.sudesb.ba.gov.br/especiais_jai.php

Índios lutam por dignidade


Os índios de hoje, não são os mesmos da época do descobrimento do Brasil, mais dinâmicos e idealistas vêm firmando seus interesses diante da sociedade e despertando o interesse de políticos, jornalistas, intelectuais, economistas, etc. Levando em conta o aspecto da história de luta dos povos indígenas da Bahia pelos seus direitos e os principais problemas enfrentados por essas comunidades foram debatidos durante conferência Movimento de Luta pelos Povos Indígenas na Bahia, segunda do Ciclo Memória dos Movimentos Sociais, realização da Fundação Pedro Calmon/Secult. O debate aconteceu na quinta-feira (24) na Biblioteca Pública do Estado (Barris), com a participação de lideranças e representantes de diversas tribos indígenas da Bahia, além de pesquisadores, professores e estudiosos.



Mais informações no site:




sexta-feira, 4 de abril de 2008

Para quem tem sede de informação

Um blog informativo não pode ficar restrito a um único tema... É por essa razão que resolvemos comentar alguns dos principais sites de informação da nossa sociedade.
Vamos usar a globalização como arma, para que não fiquemos reféns de um único veículo de comunicação.

Sebrae - Bahia - http://www2.ba.sebrae.com.br/home/default.asp



Turismo, cultura, negócios, comércio exterior, econômia, tecnologia social, moda, artesanato, tecnologia social, ações coletivas e responsabilidade social são pautas nesse site, que ainda disponibiliza de galerias de fotos dos principais eventos da Bahia e notícias com sonoras e vídeos que tem como principal objetivo informar o cidadão baiano sobre os principais acontecimentos do Estado.

Universidade Federal da Bahia - http://www.portal.ufba.br/ufbaempauta/ -

Oferece informações diárias sobre a Universidade, palestras, cursos, também notícias de cunho nacional, fornece links para outras áreas administradas pela Universidade.

Universidade Estadual da Bahia - http://www.uneb.br/lista_noticia.jsp -

Fornece notícias referentes a Universidade. As noticias não oferecem novidades a respeito cotidiano na Bahia, no Brasil e no mundo. Oferece links para páginas da Agecom (Site do governo do Estado), além da radioatividade rádio da universidade que toca música.

Sistema de informações ambientais - tp://www.seia.ba.gov.br/noticias_por_tema.cfm? -

É um site governamental que traz notícias de cunho ambiental.

Supremo Tribunal Federal - http://www.stf.gov.br/portal/cms/listarNoticiaStfDia.asp -

Constam notícias das principais decisões do Supremo. O site oferece links para rádio (programa a voz do Brasil).

Câmara Municipal de Salvador - http://www.cms.ba.gov.br/noticias/default.asp

Notícias, fotos, linkes para os projetos da Prefeitura do Salvador como o PDDU, Governo Federal, o memorial da camara, para a rádiobras, casas legislativas do Estado, entre outras editorias podem ser encontradas nesse site.

Governo da Bahia - http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias -

Encontramos notícias sobre: responsabilidade social, turismo, cultura e negócios, ações coletivas, polícia, ações do governo, comércio exterior, economia, entre outras editorias. Existem espaços de galerias, com fotos dos principais eventos que ocorrem no Estado da Bahia e notícias com sonoras e vídeos disponíveis para você ver e ouvir.

Notícias da Prefeitura de Salvador - http://www.pms.ba.gov.br/index.php?opition=com_content&task=blogcategory&id=0&Itemid=48 -

Oferta de emprego, responsabilidade social, cultura, ações coletivas, economia, serviços sociais, entre outras editorias são pautas desse site. Onde o visitante pode desfrutar de galerias, fotos e notícias com sonoras. Links para secretarias municipais além de execução de pedidos de serviços também encontram-se disponíveis.

Fapex - http://www.fapex.org.br/Noticias/Default.aspx -

Notícias sobre saúde, responsabilidade social, as novas tecnologias no campo da saúde, projetos e pesquisas, licitação de projetos, entre outras editorias são marcos dessa página. Oferece link para o site da UFBA , não tem espaços de galerias com fotos.

Agência Sebrae de Notícias - http://asn.interjornal.com.br/ -

Notícias sobre artesanato, responsabilidade social, cultura, principalmente negócios, ações coletivas, oferta de curso, economia, novas tecnologias e outras editorias são comuns nesse site. Existem espaços de galerias, com fotos, notícias com sonoras e vídeos disponíveis para livre acesso.

sexta-feira, 28 de março de 2008

Estado oferece vagas para escolinhas esportivas


O Governo do Estado, através da Sudesb (Superintendência de Desportos do Estado da Bahia) abriu, nessa terça-feira (dia 25), inscrições gratuitas para cursos de Iniciação Esportiva dirigidos a crianças e adolescentes de 06 a 17 anos, idosos e portadores de necessidades especiais. As matriculas ocorrem no Ginásio Antônio Balbino, localizado na Fonte Nova e no Núcleo Esportivo Armando Oliveira, situado na Avenida Gal Costa. O horário de funcionamento para a matricula é das 09 às 16:30hs. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones da Sudesb: 3399-9439 e 3116-8353.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Pelé será garoto-propaganda da Copa de 2014

O maior jogador da história do futebol mundial, Edson Arantes do Nascimento (Pelé), foi escolhido pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o garoto-propaganda da copa de 2014.

Uma decisão aparentemente evidente e justa, também está interligada a imagem do craque no quadro internacional. A opção da CBF tenta minimizar o impacto causado pela ausência do futebolista na cerimônia em que o Brasil foi anunciado como país sede da Copa de 2014, em outubro do ano passado.

Dentre as atribuições do Rei, estarão viagens a todos os outros 31 países que vão participar da Copa - tarefa que só deve começar a cumprir depois da Copa de 2010. “Eu sou brasileiro e vou fazer tudo para que o projeto dê certo”, diz Pelé, em declarações publicadas pelo site do jornal "O Globo".

A Copa volta a ser realizada na América do Sul após 36 anos, já que a Argentina sediou o evento em 1978, coerente com a política da FIFA de um rodízio no direito de sediar uma Copa do Mundo entre as diferentes confederações continentais.



Será lançada a primeira Agenda de Esporte e Lazer da Bahia

A Agenda de Esporte e Lazer da Bahia 2008 organizada pela Sudesb será lançada na próxima terça–feira dia (18), às 09 horas, no Terminal Marítimo da Bahia, com a participação de atletas, autoridades e representantes da área esportiva.

“O objetivo deste documento é incentivar e democratizar o acesso ao esporte no estado; difundir a sua prática; e colocar ao alcance de todos as mais diversas modalidades e categorias das atividades esportivas”, informa o Diretor Geral da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares da Silva, (Bobô).

Esta é a primeira vez que as informações esportivas foram produzidas no modelo de Agenda. Até o ano passado, a Sudesb publicava o Calendário Esportivo da Bahia e no total foram treze edições consecutivas.

“ A Agenda de Esporte e Lazer da Bahia 2008, segue a mesma fórmula do antigo Calendário Esportivo. Os eventos estão distribuídos dia-a-dia para servir de maneira rápida e eficiente aos que vivem e praticam esporte no estado”, salienta Bobô.

Esta Agenda da Sudesb não é apenas um instrumento de divulgação dos eventos programados para 2008, e presta uma homenagem do Governo do Estado a todos aqueles que desejam ver a Bahia novamente como referência no cenário desportivo nacional e internacional.

A Agenda 2008 vai permitir o acompanhamento dos eventos esportivos nas mais diversas e distantes regiões da Bahia, a pluralidade e diversidade desses eventos é uma demonstração de que a Bahia, também, pode ser a terra do Esporte de Todos Nós.

terça-feira, 11 de março de 2008

Árbitro baiano morre em acidente de carro

Durante a noite de domingo (9), a Bahia deu adeus a um dos mais consagrados árbitros nacionais, o baiano Lourival Dias Lima Filho (45), foi vítima de um acidente de carro, ocorrido próximo ao posto Irapuru, em Olindina, localizada a 200km de Salvador.

O ex-árbitro retornava do município de Banzaê, próximo ao local da tragédia, onde foi ministrar uma palestra para os árbitros participantes da Copa do Caju, campeonato de futebol, fomentado pela Sudesb.

Lourival estava no carro oficial do Estado, um fiesta, placa JPZ 4165, com mais quatro funcionários da autarquia estadual, entre eles o Assessor Técnico da Sudesb e ex-diretor do Esporte Clube Vitória, Sinval Vieira.


Segundo alguns depoimentos de testemunhas do acidente, o motorista do veículo Jaime Baraúna desviou de um cavalo que atravessava a pista, mas não conseguiu controlar o carro, após a brusca ultrapassagem, capotando várias vezes, por cerca de 200m. Lourival estava sentado no fundo do automóvel, e foi arremessado pelo vidro traseiro.

O ex-árbitro faleceu na hora, o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Alagoinhas e sepultado, na terça pela manhã (11), no cemitério municipal de Nazaré das Farinhas, terra natal do ex-árbitro.


Os funcionários da Sudesb, Sinval Vieira, Gerson Figueiredo, Hidelbrando Patriarca e Jaime Baraúna, sofreram ferimentos e após receberem os primeiros socorros no Hospital de Olindina foram encaminhados para o Hospital Jorge Valente, em Salvador.

O médico Dilton Rocha, atendeu as vítimas e apontou a situação do técnico administrativo da Sudesb, Gerson Figueiredo, como a mais grave, devido a pancadas na região da cabeça. Segundo os exames, os outros pacientes estão fora de risco.

sexta-feira, 7 de março de 2008

O esporte cor de rosa


Neste Dia Internacional da Mulher, o esporte apresenta sua contribuição ao debate sobre as questões relevantes dos movimentos femininos contemporâneos. Os itens tradicionais de reflexão das mulheres como emprego, maternidade, direitos sociais mantêm-se atuais e necessários.

O mundo moderno exige que passemos a dar atenção a itens que, à primeira vista, parecem menos importantes.É preciso que a sociedade fique atenta à participação feminina em todos os setores da vida brasileira. Se houve considerável evolução da mulher na atuação política e até na economia, no esporte, considerando todas as suas conquistas, ainda estamos ensaiando melhor performance.

Desde que a nadadora Maria Lenk inaugurou, solitariamente, a participação feminina brasileira nos Jogos Olímpicos, em 1932, as atletas nacionais evoluíram muito em competições esportivas.

Na delegação do país que foi a Seul havia 35 mulheres entre os 174 atletas; em Barcelona, foram 51 entre os 178 classificados; em Atlanta, eram 66 em 225 atletas; e em Sydney levamos 94 mulheres dos 111 atletas brasileiros. A lista dos que irão a Atenas ainda não está fechada, mas é possível que sejam mais mulheres que homens, ou que pelo menos os números se equiparem.

Contramestre usa capoeira para ajudar o Calabar

Aos 40 anos, Malvina se espelha no mestre Bimba, fundador da primeira academia de capoeira do Brasil. Em Salvador, Malvina ensina meninos e meninas carentes do Calabar, área humilde próxima a Ondina, a arte trazida pelos ancestrais africanos.

Em meio à violência e pobreza que fazem dos moradores desse bairro reféns do preconceito e discriminação, Malvina tenta, através do esporte, ressaltar a decência, a dignidade e o valor que eles têm.

A capoeira foi desenvolvida pelos escravos do Brasil como forma de resistir aos opressores, transmitir a cultura e melhorar o moral. Fábio Matias, 20 anos, pratica a capoeira há nove anos e se diz comovido. “Numa roda de capoeira, o pobre vira nobre. Por isso, a capoeira é a minha vida. Não saberia viver sem ela”.

No rastro desse exemplo, outras crianças. Apesar dos tempos terem mudado, os interesses continuam os mesmos. Os pequenos capoeiristas do Calabar (garotos de 7 a 14 anos) encaram o esporte como uma forma de ressaltar seus valores.

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Por um lugar ao sol

"Eu quero ver um dia nascer sorrindo/ e toda a gente sorrir com o dia/ com alegria do sol do mar/ criança brincando, mulher a cantar".


Os versos de Chico Buarque na canção Macha para um dia de sol, escrita em plena ditadura militar, revelam um sonho de liberdade, mas parecem ser feitos sob encomenda para falar da vida do cubano Ernesto Trujillo.



Técnico de ginástica artística na Sudesb, Ernesto aproveita o espaço gratuito das escolinhas esportivas da Vila Olímpica para transformar o esporte na arma contra a desigualdade social. Eduardo Santos de apenas 10 anos, é um dos beneficiados, descoberto por Ernesto, enquanto dava saltos nas areias do Porto da Barra, o jovem foi convidado a praticar o esporte na Vila Olímpica, e em menos de um ano é um dos maiores destaques da ginástica artística baiana.


Em menos de um ano de ginástica, o menino já foi vencedor da prova de solo do campeonato João Carlos, competição baiana exclusiva para a categoria masculina, disputada no mês de novembro. "Não troco à ginástica artística nem pelo futebol. Se eu pensar em faltar um treino meus pais me botam de castigo, mas se depender disso acho que não vou ficar de castigo nunca" ressalta Eduardo.


Nascido numa família pobre, o jovem morador do bairro de Plataforma, se tornou uma esperança para os pais que estão desempregados e vivem da renda da filha que trabalha como garçonete. Eduardo, apesar de tão pequeno, tem planos de gente grande: "Treino muito, porque tenho a esperança de um dia ser um grande atleta e realizar o sonho de dar uma casa e uma vida melhor para a minha família", diz emocionado.